IML de Curitiba é considerado uma referência mundial em estrutura e tecnologia em conservação e necropsia.
Concebido para ser uma obra referência no Brasil, o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba tem capacidade e estrutura diferenciada, e conta com sistema de higienização próprio e equipamentos com alta tecnologia em conservação e necropsia. O desafio para atender a demanda foi dado à Refricorpos, divisão da Cozil, especializada na produção destes equipamentos.
Para Izaias Berni, Diretor do Grupo, “Este projeto foi desenvolvido especialmente para atender uma demanda da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná. O projeto e todos equipamentos foram desenvolvidos para atender a grande demanda da cidade, onde havia um déficit há muitos anos para atender uma população de aproximadamente 3.000.000 de pessoas. Além disso, o projeto contempla um sistema de câmaras com 112 portas bipartidas e individuais por corpos, uma preocupação que as autoridades tiveram para manter os corpos acomodados de forma individual, proporcionando as famílias absoluto respeito com o ente querido.”
As Câmara são todas fabricados em aço inoxidável AISI 304- 18.8, tanto interna como externamente, com gavetas e trilhos telescópicos, providos um sistema de higienização interna de forma automática, evitando que operador adentre as câmaras para sua higienização. Ainda contempla um inovador processo de higienização de todo ambiente por Ozônio, um potente extirpador de bactérias em ambientes que oferecem auto risco de contaminação aos operadores .
Foram ainda instalados 12 mesas de necropsia, com hidroaspirador, exaustão com carvão ativado incorporado ao equipamentos. Este processo mecânico realiza a tiragem do odor no momento que o Médico Legista sofria muito com odor ao realizar a necropsia do cadáver, proporcionando conforto ao Médico que permanece no local por muitas horas realizando.
O projeto contempla carros pantográficos com regulador de altura dentre outro equipamentos modernos, como uma de aula de anatomia a alunos de medicina legal. A Secretaria buscou um projeto inovador com o há de mais moderno no mercado de forma adequada e bastante econômico, dentro da patologia de necropsia.